Ouça agora na Rádio

N Notícia

Divulgação/ Wikimedia Commons

FOTO: Divulgação/ Wikimedia Commons

Câmara aprova texto-base para privatização de distribuidoras da Eletrobras

Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (4) o texto-base do projeto de lei que viabiliza a venda de seis distribuidoras da Eletrobras. Na semana que serão votados os destaques que podem alterar a proposta. Em seguida, o texto vai para o Senado.

Informações compartilhadas Sputnik Brasil

As seis distribuidoras que o governo pretende privatizar são as controladas pela Eletrobras no Acre, Alagoas, Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima.

O relator da proposta, o deputado Julio Lopes (PP-RJ), citou a má qualidade dos indicadores e a ineficiência destas distribuidoras, afirmando que a privatização pode melhorar a qualidade do fornecimento de enérgia elétrica e reduzir os custos.   

“A realidade que vivemos hoje é que essas empresas são todas deficitárias, acumulando prejuízos e dívidas bilionários, enquanto prestam serviços cujos indicadores de qualidade e de eficiência são insatisfatórios”, disse Lopes.

Já os deputados da oposição criticaram o projeto de lei e tentaram impedir a análise do texto na Câmara. O deputado Henrique Fontana (PT-RS) afirmou que a medida fere a soberania do país. 

“Além de todo o prejuízo dentro do setor elétrico, além do aumento das tarifas de energia, estão entregando a soberania, o controle dos rios, o controle hídrico do nosso país”, disse o deputado.

A venda destas distribuidores é considerada fundamental para uma futura privatização da Eletrobras.

 

FONTE: SPUTNIK BRASIL
Link Notícia

Leia também